Jovens participam de debate sobre profissões do futuro

Dois eventos marcaram o Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado nesta terça-feira (26). No início da tarde, a Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), em parceria com a Unidade de Gestão de Esportes e Lazer (UGEL), da Prefeitura de Jundiaí, lançou o Manual de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, que será distribuído gratuitamente a todos os servidores públicos.

Estudante do Ensino Médio, Vitor Gabriel Mendonça, de 16 anos, aprovou a iniciativa. “Quero trabalhar com designer gráfico, porque é uma área que gosto mundo. É importante para mim saber como será este campo no futuro e também para que eu entenda um pouco mais sobre as necessidades do mercado”, comentou.

Na primeira palestra, a coach e consultora Priscila Carvalho tratou das profissões do futuro. Ela fez uma reflexão a respeito das habilidades necessárias para uma boa colocação no futuro. “Daqui a alguns anos, 99% das profissões terão ligação com a tecnologia. Ocupações como a de caixa de supermercado, por exemplo, deverão deixar de existir. Essa mão de obra será realocada para outras funções”, exemplificou.

Já a desenvolvedora de softwares, Mikaeri Ohana, falou sobre inteligência artificial e suas aplicações no dia a dia. “Os robôs são desenvolvidos a partir do aprendizado. Quando você marca uma pessoa no Facebook, por exemplo, o robô vai entender que é a pessoa marcada na foto e na próxima vez já saberá disso. A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso cotidiano”, comentou.

Fotos: Fotógrafos

Publicada em 02/01/2019